Solicite uma proposta

Quer saber mais sobre os produtos escriba? Nós entramos em contato:

×

Ada Lovelace: Primeira programadora do Mundo

março 7th, 2018 notícia por

Na semana do dia Internacional da Mulher a Escriba Informática vem contar um pouco sobre Ada Lovelace, a primeira programadora do mundo.

 

escriba---blog-ada-lovelace

Quem foi Ada Lovelace

 

Nascida em Londres em 10 de dezembro de 1815, em um período onde as mulheres não podiam circular por todos os espaços e nem seguirem certas profissões consideradas masculinas, Ada foi uma jovem muito além do seu tempo. Estimulada pela mãe para não desenvolver distúrbios de insanidade que levaram seu pai à morte, Ada demonstrou grande interesse pela matemática e pela lógica.

Ainda jovem, Ada Lovelace ficou amiga e trabalhou com o cientista Charles Babbage, que a convidou para participar de seu projeto sobre a máquina analítica, a primeira máquina da história que pôde ser programada para executar comandos.

Foi nesse projeto que Ada percebeu o potencial da máquina e registrou suas descobertas entre 1842 e 1843, quando traduziu um artigo sobre motores e inseriu notas pessoais. Nessas notas, Lovelace cita um algoritmo criado para ser processado por máquinas, sendo considerado o primeiro programa de computador já criado.

Os textos de Ada Lovelace a respeito da máquina analítica de Babbage foram republicadas somente cem anos após a sua morte. Essa máquina foi reconhecida como o primeiro modelo de computador já construído e as notas da matemática ficaram marcadas como a primeira descrição de um computador e de um software.

A jovem Ada Lovelace morreu aos 36 anos de idade e, apesar de ter tido um reconhecimento tardio, deixou um grande legado. Essa mulher foi um exemplo de determinação e de inserção na sociedade, além de abrir portas para tantos cientistas na descoberta por novas tecnologias.