Solicite uma proposta

Quer saber mais sobre os produtos escriba? Nós entramos em contato:

×

Com o apoio da Escriba, CNB promove o XX Congresso Notarial Brasileiro e a Reunião Internacional do Notariado

agosto 19th, 2015 notícia por

Entre os dias 27 de setembro e 3 de outubro, o Rio de Janeiro vai se transformar na capital do Notariado Mundial. Quatro eventos vão movimentar a cidade e devem reunir mais de 1.000 pessoas de 86 países.

Outro ponto alto da programação será a comemoração dos 450 anos do Notariado no Brasil. Uma exposição com uma série de documentos históricos marcará a celebração.

Os eventos, que são promovidos pelo Conselho Federal do Colégio Notarial Brasileiro (CNB/CF), terão o patrocínio da Escriba e da Totvs, empresas parceiras, que montarão um estande no hotel Sheraton Rio Hotel & Resort para receber todos os participantes.

XX Congresso Notarial Brasileiro
O XX Congresso Notarial Brasileiro será realizado entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro. Será um evento multidisciplinar voltado para notários, escreventes, operadores do Direito e estudantes de todo o Brasil, focado no debate sobre os principais temas atuais da atividade no cenário nacional, congregando assuntos de Direito de Família, Sucessões, Civil e Patrimonial.

O evento marcará também a celebração dos 450 anos da atividade notarial no Brasil, tomando-se como marco fundamental da atividade em solo brasileiro a instalação do primeiro Tabelionato de Notas no País, o 1º Ofício de Notas do Rio de Janeiro, em 1565. Nesta oportunidade serão realizados diversos eventos culturais, entre eles a exposição das primeiras escrituras notariais lavradas em cartórios de cada estado brasileiro, prêmios de monografia, homenagens aos ex-presidentes da entidade e aos tabeliães de destaque de cada Estado brasileiro.
Programação completa e inscrições: http://goo.gl/YrRCRt

rio

2ª Conferência Afro-Americana de Direito Notarial
O primeiro evento da programação será a 2ª Conferência Afro-Americana de Direito Notarial, que acontecerá nos dias 28 e 29 de setembro.

O evento, que revitaliza uma ideia lançada pelo ex-presidente da União Internacional do Notariado UINL, o uruguaio Hugo Perez Montero, que em 1996 realizou na cidade de Abidjan, na Costa do Marfim, a primeira edição. O objetivo é apresentar as vantagens do sistema notarial dos países destes continentes – consolidadas na fé pública e garantia da segurança jurídica -, assim como oportunidades de negócios a empresas e conglomerados que desejem investir nos dois continentes.
Mais informações: http://goo.gl/YVNDfI

Reuniões Institucionais da União Internacional do Notariado
Representantes dos notariados de 86 países do mundo estarão na Cidade Maravilhosa para debater as principais estratégias da atividade diante dos desafios internacionais.
As Reuniões institucionais da União Internacional do Notariado (UINL), entidade internacional que reúne representantes de notariados dos países que praticam o notariado do tipo latino (sistema jurídico igual ao praticado no Brasil), acontecerão entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro.

O evento, composto por reuniões de Comissões e plenárias gerais com a participação de todos os países, debaterá importantes temas transnacionais da atividade notarial e que repercutirão em cada um dos países que praticam o modelo do notariado do tipo latino.

As reuniões internacionais da UINL são compostas de encontros de Comissões e Grupos de Trabalho, além de reunião institucional do Conselho de Direção da entidade, do Conselho Geral e da Assembleia de Notariados Membros, as duas últimas com participação de todos os membros da entidade.
Mais informações: http://goo.gl/wYVy8h

Plenária da Comissão de Assuntos Americanos
Por fim, o Rio de Janeiro receberá também a II Sessão Plenária da Comissão de Assuntos Americanos (CAA), que contará com representantes dos notariados de 22 países das Américas, para debater as principais estratégias da atividade diante dos desafios internacionais.

O evento, composto por reuniões de Comissões e uma plenária geral com a participação de todos os países integrantes, acontecerá nos dias 28 e 29 de setembro e debaterá importantes temas internacionais da atividade notarial, considerando as características e realidade de cada país membro.
Mais informações: http://goo.gl/0urPuj