Solicite uma proposta

Quer saber mais sobre os produtos escriba? Nós entramos em contato:

×

Escriba apoia campanha Novembro Azul – mês de prevenção ao câncer de próspota

novembro 1st, 2016 notícia por

Novembro é o mês de conscientização da prevenção do câncer de próstata e a Escriba apoia esta causa.

A Campanha do Novembro Azul foi criada com a intenção de promover um mês inteiro de mobilizações para discutir sobre a saúde do homem. O objetivo é alertar para a importância do exame para detectar o câncer de próstata.

Segundo dados do INCA, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). É considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos.

Exame

Mas os cuidados com a saúde devem começar muito antes. Recomenda-se que a partir dos 45 anos homens com fatores genéticos iniciem a prevenção por meio do exame. Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral.

Em geral, recomenda-se que a partir dos 50 anos o homem procure o seu urologista anualmente. Atualmente, a forma mais eficaz de detectar o câncer de próstata é o exame físico (de toque), realizado pelo médico e que dura apenas 10 segundos.​ Tem como objetivo analisar a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis através do reto na glândula.

Prevenção desde já!

Ao longo da vida, existem hábitos que também podem contribuir para reduzir o surgimento ou agravamento da doença. Tenha uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais. Ingira menos gordura, principalmente de origem animal. Faça no mínimo 30 minutos diários de atividade física, mantenha o peso adequado à altura, diminua o consumo de álcool e não fume.