Solicite uma proposta

Quer saber mais sobre os produtos escriba? Nós entramos em contato:

×

Escriba apoia Outubro Rosa e convida colaboradores a ajudarem hospital Erasto Gaertner

outubro 29th, 2015 notícia por

Todos os anos, pelo menos 57 mil casos novos de câncer de mama são identificados apenas no Brasil. De acordo com dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), quando o diagnóstico acontece no início da doença, a chance de cura é muito grande, chega a 90%.

Para que o índice de cura atinja a estimativa repassada pelo Inca um detalhe é fundamental: o diagnóstico precoce da doença. Pois quando a paciente busca o tratamento com a doença já em estágio evoluído, a possibilidade de cura cai para menos de 10%.  Daí a importância das campanhas de conscientização, a exemplo da que ocorre neste mês, simultaneamente em vários países, o Outubro Rosa.

Durante todo o mês de outubro, órgãos públicos, empresas privadas se vestem de rosa com o objetivo de divulgar a importância de se fazer o autoexame de mama, a fim de identificar o quanto a incidência de casos de câncer de mama. O principal objetivo é reduzir a taxa de letalidade. Apenas no Brasil, em 2015, a estimativa do Inca é que mais de 14 mil mulheres morram em decorrência da doença.

Para apoiar a causa e chamar a atenção da população, a Escriba Informática convidou os seus colaboradores a se vestirem de rosa nesta semana, conforme registro na imagem abaixo. Além disso, a empresa iniciou uma campanha interna para apoiar o Hospital Erasto Gaertner que realiza uma Ação entre Amigos com o objetivo de levantar fundos para apoiar as ações do hospital.

Outubro rosa Escriba face

Hospital Erasto Gaertner

Referência no diagnóstico e no tratamento de câncer na região Sul do Brasil, o hospital recebe pacientes de todo o Brasil para o tratamento da doença. Os valores arrecadados na campanha serão usados para a manutenção dos custos de procedimentos e atividades relacionadas à prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. Cada bilhete da ação tem o custo de R$ 7,00.

Para mais informações a respeito da ação, ligue para 0800-643-4888 ou (41) 3218-3300, ou acesso o site erastogaertner.com.br.

 

Autoexame de Mamas

O que procurar?

– Caroços nas mamas;

– Protuberâncias ou retrações da pele e do bico do seio;

– Secreções dos mamilos.

Como fazer o autoexame?

No banho ou deitada na cama, coloque a mão atrás da cabeça. Com os dedos da mão contrária, realize movimentos circulares, iniciando pelo mamilo e se estendendo cuidadosamente por toda mama, até chegar à axila.

Depois, fique de frente para o espelho. Com os braços abaixados ao longo do corpo, observe o aspecto das suas mamas. Levante os braços, colocando as mãos na cabeça, e veja se ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou no bico. Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando-a. Para finalizar, aperte o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção.

A constatação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos, e de secreções mamárias, não significa necessariamente a existência de câncer. Por isso, se alguma anormalidade for constatada, é preciso procurar um especialista para fazer um exame completo.

Quando fazer?

O autoexame é recomendado indistintamente a todas as mulheres, a partir dos 21 anos de idade. O período aconselhável para realizar o autoexame é entre o 7º e o 10º dia do ciclo menstrual, quando as mamas não estão doloridas. Mulheres que não menstruam devem escolher um dia do mês e respeitar o intervalo de 30 dias entre um exame e outro.