Por Talita Caldas*
Crises nunca acontecem em um evento único. Nenhuma ocorre em isolamento, ou seja, uma crise é composta por uma sequência de eventos sistêmicos. Se a crise é sistêmica, a solução precisa também ser sistêmica. Então, ao trazer essas premissas para realidade do cartório torna-se necessário:
1) Planejar os próximos meses, revisando seu caixa atual e seu fluxo de caixa (entradas e saídas).
2) Enfatizar para equipe que, por conta da situação da crise, todos aprenderão uma forma de avançar, de se desenvolver enquanto durar o cenário e tentar descobrir alternativas de solução conforme a problemática se apresenta.
3) Incentivar a solução de problemas por meio da criatividade, da inovação e da tecnologia.
Para crises de “rotina” (como sequestro de dados; sabotagem, corrupção, infrações éticas; irregularidades financeiras), as organizações podem e devem formalizar direcionamento interno, que envolva medidas de segurança, tais como:
- Atenção aos riscos e aos sinais do problema (ex: verificar o canal de ouvidoria);
- Realizar auditorias na equipe em busca de falhas (ex: feedback interno, contratar consultoria externa, participar de auditorias de qualidade);
- Criar e testar meios de gestão de crise (ex.: testando hipóteses de possível ocorrência, quais medidas poderão ser tomadas, enfatizando sempre a comunicação interna e direta com o titular antes da divulgação dos contatos do juiz corregedor);
- Praticar proativamente gestão de crise (vamos desenvolver esse tema adiante apresentando três pontos importantes);
- Manter sempre e de forma profilática uma equipe bem treinada.
- Tenho caixa no cartório? Caixa na crise é oxigênio….
- Quais as medidas para reduzir despesas? ex: consigo renegociar aluguel? qual a melhor decisão ante a flexibilidade dos direitos trabalhistas (reduzir salário, suspensão temporária do contrato de trabalho, redução da jornada de trabalho, etc. ou precisa mesmo dispensar?)
- Como está a prorrogação do pagamento de impostos?
- E mais, como trabalhar remotamente? Meus funcionários tem recursos para home office (computador, internet, celular, impressora, escaner, local para trabalhar, etc.)?
- Como está o meu controle de sistema remoto?
- Meu TI me atenderia 24hs? O que fazer em caso de sobrecarga?
- E mais, utilizando o conceito de comunidade, como você pode ampliar esse conhecimento para alertar a todos do setor/segmento? Temos aplicativos que poderíamos utilizar?